Fernando Nogueira da Costa
O debate eleitoral abre margem para todos os tipos de oportunismo que tem de ser enfrentados politicamente. Por exemplo, determinado grupo de empresários, autodenominado “Movimento Brasil Eficiente”, está iniciando grande campanha publicitária a fim de conseguir a aprovação popular à causa de cortar os gastos públicos no Brasil. Ele diz contar com o apoio de grandes representantes do setor privado, como a Fiesp, a CNI, a Febraban e associações do comércio varejista.
Evidentemente, ninguém gosta de pagar “imposto”, senão este se chamaria “doação”. Assim, não é surpreendente pesquisa de opinião pública apontar que 48% dos entrevistados afirmam que os recursos públicos são mal-administrados, para 27%, as despesas são exageradas, e outros 23% acham que ocorrem as duas coisas. Apenas 2% não optam por nenhuma dessas respostas...
Alberto Carlos Almeida, sociólogo autor do livro "A Cabeça do Brasileiro", que a mídia disse “fazer a cabeça do Serra”, no Valor (28/05/10), afirma o seguinte. “É possível que a adoção da redução de impostos como principal tema de campanha, por parte do PSDB, possa vir a modificar a tendência apontada pelas pesquisas de crescimento de Dilma e queda de Serra”. Para não ser confundida com a demagogia de ricos que, na verdade, desejam diminuir a carga tributária apenas para si, é necessário a opinião pública examinar todas as informações a respeito do tema.
Leia mais no Blog do Zé Dirceu (sim, ele!!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua opinião