Por Motta Araujo, em GGN
Foi Cecil Rhodes quem criou o cartel de diamantes De Beers em 1988, que desde então, hoje menos do que antes, domina a produção mundial de diamantes em bruto, controlando a produção e regulando os preços. O cartel é tão eficiente que outros paises preferem desovar sua produção através da De Beers que mantém a estabilidade de preços, segurando a venda quando há muita produção, para evitar baixa de preços, o controle é feito dia a dia equacionando oferta e demanda no mercado.
A Russia, grande produtora, é um dos parceiros da De Beers, que tem politicas eficientes para manter altos os preços das pedras em bruto, algo que interessa a todos os produtores.
Cecil Rhodes foi um dos colonizadores da Africa do Sul, criou a Rhodesia, provincia agricola de grande produção de cereais( mas hoje uma ruina completa depois da independencia, o Pais mais pobre da Africa, conhecido como Zimbaue) e entrou na mineração comprando uma fazenda de dois irmãos holandeses, os De Beers, que ironicamente nunca exploraram diamantes. Depois de sua morte em 1908, a De Beers foi vendida a Ernest oppeinheimer, judeu alemão que tambem fundou a Anglo American, em conjunto com o banqueiro novaiorquino John Pierpont Morgan, a Anglo American é uma das maiores mineradoras do mundo, quase comprou a Vale, foi a 2ª colocada no leilão de privatização de 1996, é a maior empresa da Africa do Sul.
Hoje a Anglo American controla a De Beers, compraram as ações de Nick Oppeinheimer por 3,2 bilhões de libras.
Até1980 o cartel controlava 90% da produção mundial, hoje a percentagem caiu para 50%, por causa do advento de novos produtores na Asia e na America do Sul e especialmente por causa da produção africana clandestina chamada de "diamantes de sangue", extraida à bala em regiões conflituosas como Serra Leoa, sem registro de oragem e portanto vendidos com grande desconto para lapidadores de Antuerpia e Tel Aviv, os dois centros diamantários mundiais, hoje Antuerpia perdendo market share para Tel Aviv.
A De Beers sempre fez excelente publicidade para os diamantes, a campnha " A Diamond is Forever" é uma das mais anigas da publicidade mundial, um diamante De Beers vem com um certificado que é extremamente valioso para revenda da pedra depois de lapidada, é uma especie de selo de garantia da pureza e qualidade porque a De Beers não venda pedras de má qualidade.
A De Beers é parte integrante da vida da Africa do Sul, emprega 20.000 pessoas, traz enormes divisas para o Pais e é provavelmente o mais antigo cartel em funcionamento no mundo, claro que já foi processado incontaveis vezes pelas autoridades ani-trustes do mundo mas segue controlando a produção e o preço dos diamantes.
Um dos segredos mais bem guardados é o estoque de diamantes da De Beers cuja composição jamais foi divulgada, eles tambem tem o mapa das potenciais extrações de cada local, informação muito dificil de se obter e informação que eles guardam cuidadosamente.
A razão da sobrevivencia do cartel é simples: todos tem interesse na sua permanencia, produtores, lapidadores, joalheiros e governos, o cartel garante valor para as pedras e para toda a cadeia intermediaria e ATÉ PARA O CLIENTE FINAL porque ao equacionar o mercado sustenta o valor de revenda das joias de diamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por sua opinião