Aline Leal
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Os planos de saúde lideram mais uma vez o ranking
de queixas recebidas pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
(Idec) no ano passado.
Segundo o relatório anual do instituto, divulgado
hoje (4), 20% dos atendimentos em 2012 foram relacionados a reclamações
sobre planos de saúde, como negativa de cobertura, reajustes e
descredenciamento de prestadores de serviço. De acordo com o Idec, os
planos aparecem no topo da lista pela décima primeira vez.
"Há mais de uma década os planos de assistência médica lideram o
relatório de atendimentos do Idec, e o principal motivo é justamente o
crescimento dos planos coletivos, ou falsos coletivos (oferecidos a
pequenos grupos de consumidores), já que há ausência de regulação da ANS
(Agência Nacional de Saúde Suplementar) para esses tipos de contratos",
justifica o Idec, em nota.
O setor financeiro - bancos, cartões de crédito, crédito e
consórcios - é o segundo colocado na lista do Idec. Cobranças indevidas
de tarifas e de serviços não contratados estão entre as principais
reclamações. Outras queixas dos consumidores são endividamento, taxa de
juros, portabilidade de crédito e inscrição em cadastro de maus
pagadores.
Em terceiro lugar, aparecem as reclamações sobre problemas com
produtos, como celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha
branca. Os consumidores queixam-se de defeitos, falha na garantia, falta
de assistência técnica e descumprimento do prazo de entrega.
Telefonia é o quarto segmento com o maior número de queixas. Na
telefonia móvel, a falta de sinal e a queda nas chamadas encabeçam as
reclamações, enquanto na telefonia fixa são cobrança de minutos
excedentes e por serviço não solicitado.
Os quatro setores que estão no topo da lista do Idec somam 59,1% dos atendimentos feitos por telefone, e-mail
e pessoalmente. Em 2012, o Idec prestou 9.413 atendimentos, dos quais
5.413 sobre relações de consumo e 4 mil a respeito do andamento de ações
judiciais. Para o Idec, grande parte dos problemas é decorrente de
“fiscalização ineficiente” dos órgãos reguladores e falta de
investimento das empresas.
A Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que
representa operadoras de plano de saúde, alega que o resultado do estudo
é tendencioso. "A Abramge estranha os dados divulgados pelo Idec. Isso
porque se trata de um instituto particular que vende serviços,
especialmente para usuários de planos de saúde e, portanto essa mostra é
viciada. E o resultado do estudo é tendencioso . Há mais de dez anos, o
Idec insiste em acusar os planos de saúde de serem os campeões de
reclamação, o que não corresponde à verdade", diz a entidade, por meio
de nota.
A associação argumenta ainda que, em boletim anual divulgado
recentemente pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do
Consumidor (órgão do Ministério da Justiça), os planos de saúde estão
em 16º no ranking de reclamação.
Edição: Carolina Pimentel
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