Como Tallin converteu-se na primeira capital da Europa a adotar sistema de transporte público eficiente e gratuito
Por Gabriela Leite em Blog da Redação
A capital da Estônia, no Leste Europeu, começou 2013 com
uma iniciativa inovadora, vinda da prefeitura: ônibus, tróleibus e
bondes gratuitos para todos os moradores da cidade. A medida, aplaudida
pelos cidadãos, foi tomada principalmente para diminuir o nível da
poluição causada pelos automóveis — maiores vilões na contaminação do ar
da cidade. Também ajuda em outros problemas de Tallin, como na redução
do trânsito e garantia do direito à mobilidade para todos — inclusive
quem não podia, antes, pagar as tarifas. A decisão democratizadora foi
confirmada por referendo, no ano passado, com 75% de aprovação.
Além da gratuidade, vieram outras mudanças para dar preferência ao transporte coletivo: mais faixas exclusivas para ônibus e um sistema de semáforos adaptado para privilegiar os coletivos. Já no mês de janeiro, o uso de carro nas ruas da capital do país báltico, que tem 420 mil habitantes, reduziu-se em 15%; e o uso de ônibus aumentou 6%.
Além da gratuidade, vieram outras mudanças para dar preferência ao transporte coletivo: mais faixas exclusivas para ônibus e um sistema de semáforos adaptado para privilegiar os coletivos. Já no mês de janeiro, o uso de carro nas ruas da capital do país báltico, que tem 420 mil habitantes, reduziu-se em 15%; e o uso de ônibus aumentou 6%.
As autoridades esperam que os moradores que não eram registrados como
residentes, passem a fazê-lo, e assim os impostos pagos à cidade cubram
o déficit criado pelo fim da tarifa. A iniciativa faz Tallin a primeira
capital europeia a ter transporte gratuito. Além dela, algumas outras
pequenas cidades também já conquistaram o direito, como Châteauroux, na
França, Hasselt, na Bélgica e Agudos, no interior de São Paulo.
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