Um estudo realizado por
linguistas do Canadá e da França indica que os bebês de sete meses já
conseguem perceber a diferença entre estruturas gramaticais de idiomas
distintos ao crescerem em famílias bilíngues.
De acordo com a pesquisa, os bebês, ao prestarem
atenção na duração e no tom das palavras, percebem a estrutura de uma
frase, incluindo verbo e objeto, em idiomas distintos.
Para tanto, eles usam palavras
auxiliares como preposições e artigos, de pouco ou nenhum significado
"como uma âncora para segmentar o discurso em trechos sinteticamente
relevantes, dos quais a ordem básica de palavras de uma língua pode ser
deduzida", diz o estudo.
No teste foi estudada a compreensão que os bebês
têm de línguas com estrutura verbo-objeto (como o inglês e línguas
latinas) e línguas com estrutura objeto-verbo (como o japonês).
Preposições e artigos
As cientistas Judit Gervain, da Universidade
Paris Descartes, da França, e Janet Werker, da Universidade da Colúmbia
Britânica, no Canadá, aplicaram testes em 24 bebês de sete meses
"bilíngues", expostos a duas línguas em casa, e 47 "monoglotas",
expostos a apenas uma língua.
As crianças ouviram várias frases e tiveram o
comportamento monitorado, para verificar se elas tinham algum tipo de
compreensão do que ouviam.
O estudo, divulgado pela publicação científica
Nature Communications, diz que os bebês monoglotas conseguem identificar
a estrutura verbo-objeto ao identificar palavras auxiliares como
preposições e artigos.
Crianças bilíngues foram submetidas a testes
similares. O exame mostrou que há diferenças na forma como elas
identificam os sons, mas os resultados finais foram parecidos. O estudo
concluiu que elas conseguem identificar igualmente a estrutura das
frases.
"Apreender a gramática em um ambiente bilíngue
onde duas línguas tem a ordem das palavras de forma diferente, como o
inglês e o japonês, é uma tarefa ainda mais desafiadora", diz o artigo.
"Os mecanismos que crianças bilíngues usam para resolver esse problema
ainda é desconhecido."
"Como a maioria da população mundial está
exposta a várias línguas desde o nascimento, um melhor entendimento de
seu desenvolvimento cognitivo pode ter impacto considerável nas
políticas sociais e educativas no mundo", diz o artigo
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