segunda-feira, 20 de junho de 2011

Angelina Jolie faz campanha pelos refugiados


Angelina Jolie no campo de Hatay, Turquia

A atriz norte-americana Angelina Jolie está à frente da campanha do Alto Comissariado da ONU, no Dia Mundial do Refugiado. Jolie chegou neste domingo a Lampedusa, onde visitou os milhares de refugiados do norte da África, em particular da Líbia, que se abrigaram na pequena ilha italiana.
Lampedusa tem cerca de 5.000 habitantes e recebeu mais de 20 mil imigrantes desde o início da onda de revoltas no norte da África.
A atriz, que também participou de uma cerimônia em memória dos imigrantes que naufragaram no Mediterrâneo, chegou a Lampedusa em um avião particular procedente de Malta. Angelina Jolie é embaixadora da Boa Vontade do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
A atriz também visitou o centro de primeiro amparo aos refugiados na ilha, assim como à antiga base de Loran, onde atualmente há 300 crianças e jovens que chegaram a Lampedusa desacompanhados.
– É difícil pensar quantas pessoas arriscaram e perderam suas vidas e as de suas crianças olhando este belíssimo mar. Vejo aqui famílias e penso o quão terrível deve ter sido a vida destas pessoas para decidirem entrar nessas barcas, com o risco de morrer de fome ou se afogar.
A atriz afirmou ainda que “é preciso mais tolerância no mundo” e agradeceu os italianos e aos habitantes de Lampedusa por terem “mantido as fronteiras abertas”.
O número de pessoas que pedem asilo e que se veêm obrigadas a fugir do seu país não para de aumentar e em 2010 chegou a 44 milhões, mais 700 mil do que no ano anterior.
Segundo um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, 80% encontram-se nos países em desenvolvimento. Mais de 15 milhões correspondem a refugiados, 27,5 milhões a pessoas deslocadas nos seus países e cerca de 850 mil que solicitam asilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua opinião