A versão majoritária no PT é que a escolha de candidatos às vésperas da eleição foi a responsável pelas derrotas. Não é bem isso. O prazo de escolha dos candidatos pode ter tido alguma influência, mas nem de longe foi determinante. É que o PT adora pensar que as eleições dependem apenas dele próprio. Se o PT fizer direitinho, tudo vai sair direitinho. As derrotas do PT estão ligadas ao isolamento político à direita e à esquerda do partido. O acirramento das disputas internas apenas potencializam o isolamento social e partidário do PT.
Por fim, acho que, apesar de tudo, o PT pode ganhar a eleição. Porém, não é a hipótese mais provável.
Também acho que o PT caminha para ganhar a eleição, até mesmo pela desqualificação dos adversários. Mas acredito que a jogada de elevar a estima do PDT foi correta : caso eles não venham, e isso é bem provável, o PTB pode se sentir melhor conosco do que com eles. Ou seja, um deles pode acabar vindo por causa do outro não vir!!!Abraços, Valter Morigi.
ResponderExcluirCésar, meu velho. Eu tenho um entendimento de que as coligações pretendidas são de difícil concertação. O PDT não vir junto com o PMDB, se o Fogaça concorrer a Governador, é uma hipótese bem remota. Só se os pedetistas do interior tiverem mais influência que os da capital, e fizerem o raciocínio de que, aceitando a vaga de vice do PT, poderiam ganhar, mesmo perdendo. Explico a hipótese: Fogaça ganha do Tarso (Vice do PDT), eles herdam a Prefeitura de POA, que não é pouca coisa. Fogaça perde para o Tarso (Vice do PDT), eles ficam com as duas vices (que é melhor ainda).
ResponderExcluirAcho também que os aliados "históricos", PCdoB e PSB devem tentar voo (nova ortografia) solo, repetindo estratégias de crescimento anterior. É difícil sair desse brete de isolamento.
A próposito, fui transferido de novo, para São Luiz Gonzaga. Visite meu blog: http://joserenatomoura.blogspot.com.
Saudações socialistas.
A luta continua?
José Renato
Walter,
ResponderExcluirAdversário ruim, infelizmente não é garantia de vitória. Teu raciocíonio quanto ao PTB é uma possibilidade, afinal, eles são capazes de coisas inimagináveis.Porém, teu raciocínio é exatamente o que eu comento no post: para a maioria dos petistas, basta o PT fazer as coisas do melhor modo que elas irão dar certo. Na real, as coisas não rolam assim.
José Renato,
A luta continua sempre e bom retorno à golriosa São Luiz. Como tu mesmo dizes: "Só os paranoicos sobrevivem"