segunda-feira, 2 de março de 2009

CHEGA de ilusionismo


O segredo dos ilusionistas é atrair a atenção do público para algo, enquanto realizam a "mágica". Quanto mais o ilusionista mostra, mais esconde. Nem mesmo Mister M conseguiu abalar o gosto das pessoas pela magia. Diante de um bom mágico, até os mais céticos têm suas convicções abaladas, ainda que por breves instantes. Pois o artigo do Senhor Alabarse produziu esse efeito. Publicado pelo jornal do PRBS e "repercutido" nos demais veículos, serviu de tema para debates infindávei sobre as características dos gaúchos e coisa e tal. O discurso era requentado e os argumentos eram de uma total pobreza intelectual; tanto faz, foi o tema do PRBS por quase toda a semana.

O fato de ser escrito por um "não político", dava mais legitimidade, como se fosse uma mágica rtealizada por um não mágico. Além disso, o autor tem no currículo, o derradeiro argumento utilizado pela direita: "trabalhou nos governos do PT". É verdade que ninguém perguntou por que ele foi saído do governo do PT, mas isso é outra história.

Pois bem, o ilusionismo do PRBS rendeu e deve render mais, enquanto as sérias suspeitas sobre a governadora aguardam as tais provas. O truque foi um sucesso, até os mais céticos passaram a falar da magia. Esse era o efeito esperado.

Incrível o poder dessa gente, a partir de poucas linhas, conseguem dar a linha dos seus aliados e pautar o debate so seus críticos. E todo mundo cai na conversa; inclusive eu.